Tipos de corte moicano:
Primeiro é definir o que você quer fazer. Existe o moicano comum, que é uma tira de cabelo no meio da cabeça com as laterais raspadas.
Existe o moicano invertido, que é raspar a tal da tira no meio da cabeça e ficar com cabelo nas laterais.
Existe o moicano com barbatana de peixe, onde você deixa uma tira de cabelo no meio da cabeça e alguma ou algumas tiras menores nas laterais da cabeça para fazer uma "barbatana" e raspa o resto.
Aqui dá pra entender melhor o que é uma barbatana, que pode ser levantada com o moicano ou solta:
Outra coisa que você deve pensar antes de raspar tudo é o volume do seu moicano e tamanho da lâmina. Quanto maior a largura do seu moicano, mais volumoso ele será.
Nem todo corte, pra ser moicano, precisa ser raspado com máquina zero. A lâmina 2 já fica bem curto, quando eu raspo na máquina, é a que eu costumo usar.
Pra você ter uma ideia, aqui eu usei a lâmina 2:
Eu não gosto de ir ao cabeleireiro, prefiro fazer meu moicano em casa. Para isso eu aprendi a cortar meu próprio cabelo. Tenho certeza que com um pouco de prática você também consegue.
Como cortar seu próprio cabelo:
Se você tiver a máquina, pegue a lâmina que mais lhe convém, escove o cabelo para retirar nós e impurezas, separe o cabelo que você não vai cortar e, se for possível, prenda. Se não der pra prender, comece delimitando o moicano.
*DICA* Nunca corte o cabelo com ele molhado, lave só depois de cortar.
Esteja de frente para o espelho, mas tenha um espelho menor para poder ver a parte de trás da sua cabeça. Teste sua coordenação motora antes de ligar a máquina.
Se você não tiver a máquina, como eu, você pode cortar na tesoura. Ajuda se você for bom em trabalhos manuais e tiver mão firme.
Quando eu digo que eu mesmo corto meu cabelo na tesoura, muita gente não acredita, mas é fácil fazer, você só precisa de paciência e visão periférica.
Depois de escovar seu cabelo, pegue um pente de cerdas finas e delimite a largura do moicano. Comece pela parte da frente.
Com a tesoura profissional de ponta fina, vá levantando seu cabelo e cortando na altura da tesoura. Atrás, você vai seguir a mesma linha da frente, é só ter coordenação motora. Virando seu rosto de lado o máximo que você conseguir, corte na linha que horizonteia (até onde a vista alcança) a parte de trás da sua cabeça.
Quando tiver feito todo o percurso dos dois lados, é hora de escovar de novo e pegar uma tesoura chamada berolina, que tem a ponta arredondada.
Agora você não precisa mais do pente, use a escova para deixar o cabelo pra cima e vá aparando com a berolina o máximo que você conseguir. Não esqueça de fazer atrás também. Use a técnica dos dois espelhos para visualizar como está ficando a parte de trás e ajeite o que estiver errado. Lave para tirar o cabelo que fica pinicando e seque para ver se conseguiu o efeito desejado. Senão, volte lá e apare de novo.
Fazendo isso, eu consigo deixar meu cabelo bem curto assim de primeira tentativa:
(Reveillón de 2011)
Mas se você quiser ele completamente raspado, depois da tesoura berolina, passe condicionador na cabeça, pegue uma gillete e vá raspando com todo o cuidado. Depois lave normalmente. O condicionador é para não irritar seu couro cabeludo, região muito sensível.
Como colocar o moicano de pé:
Agora que você já tem seu moicano é hora de ajeitá-lo da forma como mais lhe agrada.
Existem alguns tipos de moicano. O moicano spike, em que você espeta ele em seções, o moicano escovado, o moicano leque, que fica perfeitamente linear, e o tradicional moicano punk.
Existem ainda moicanos afro, com dreads, coloridos ou não, com franja, barbatana, etc.
Segue algumas imagens para te auxiliar:
(crianças com moicano)
(o pai está com cabelo spike)
(crianças são sempre inspiradoras, note o moicano escovado do terceiro, muito usado por góticos)
(o tal moicano leque)
(menina cyberpunk com moicano colorido)
(típico moicano afro)
(moicano punk com quadriculado lateral)
Para colocar o moicano de pé vai depender muito do seu tipo e tamanho de cabelo e do efeito desejado. Você não deve lavar seu cabelo anteriormente porque ele vai ficar muito macio e vai prejudicar seu moicano. Se possível, deixe um ou dois dias sem lavar. Quando eu levanto meu moicano, acordo no dia seguinte e ele ainda está lá *quase* intacto.
Se seu cabelo for crespo ou cacheado, ou seus fios forem grossos e não muito compridos, um bom gel, tipo Gumex(o azul, extra-forte) ou Nylooks (o gel lilás, extra-forte) já podem resolver.
Você vai escovar seu cabelo e umedecê-lo antes de aplicar um pouco do gel na palma da mão e esfregá-lo na outra. Você pode abaixar a cabeça para melhor formação do moicano. Aplique o gel começando da raiz até a ponta, use mais na raiz. Pegue o secador, coloque no quente e vá secando o gel no seu cabelo, sempre no sentido raiz-ponta. É importante secar na potência baixa para o gel endurecer. Esse procedimento não costuma levar muito mais que cinco minutos e você pode aplicar um spray extra-forte após o trabalho concluído para manter o penteado por mais tempo. Esses sprays aqui onde moro custam em torno de R$10 e o gel cerca de R$2,50.
Se não ficar perfeito, não tem problema, essa nem de longe era a intenção.
Minhas experiências de um moicano com gel no cabelo colorido:
(com o grupo performático Elllas&Os Monstros e a cantora Mônica Montone, no evento Poesia no SESI em 2010)
O moicano escovado não precisa de gel, mas pode levar um spray só para manter a forma.
Para fazer o moicano leque (ou linear) ou o moicano spike, você vai precisar de uma cera de cabelo chamada Dax Wax (vermelha) ou similar. Se seu cabelo for muito liso, muito fino ou muito grande, esse vai ser o único jeito de segurar seu moicano.
A cera traz instruções na caixa, mas o jeito de aplicar é o mesmo do gel.
Existem ainda formas alternativas de botar o cabelo pra cima, como lavar o cabelo a seco com sabão glicerinado em barra (faça um pouco de espuma na mão) e secar no secador, mas não é aconselhável para cabelos coloridos, uma vez que o sabão desbota, ou ainda usar clara de ovo (separe a gema da clara, pois o cheiro do ovo vem da gema, a clara é inodora). Mas nem são tão fáceis de alcançar o resultado desejado. De qualquer forma que for tentar, o principal é secar o cabelo com o secador no quente para endurecê-lo enquanto você segura parte à parte ou de cabeça completamente abaixada (que demora menos).
Se o seu moicano for bem baixinho, você pode ainda usar gel-cola (a Nylooks tem um muito bom, só que de uns tempos pra cá nunca mais encontrei) que é bom para dar um efeito mais molhado a ele e contém zero de álcool, que pode ser usado em cabelos coloridos também. Eu fiz o teste, ficou assim:
Agora vá lá e faça o seu!
No próximo tutorial vamos falar de como colorir o cabelo com cores exóticas. Boa semana a todos!