A roupa do punk representa o seu descontentamento com o sistema capitalista e toda a agressividade da humanidade espelhada em si mesmo. Muito por isso, cada visual é autêntico. Você nunca encontrará dois punks com a mesma roupa. O estilo punk, mais do que todos, é cheio de significados. Cada elemento é usado como símbolo de protesto. Vamos ver alguns:
O Coturno
O punk usa o coturno como um protesto contra a militarização e o serviço militar obrigatório. O cadarço branco sobre o coturno preto simboliza a miscigenação entre raças. O cadarço vermelho representa a cor da anarquia contra a bandeira preta.
Calças e Blusas Rasgadas
Blusas e calças rasgadas simbolizam a desigualdade social e o grito contra o consumismo.
Correntes
O punk usa correntes para lembrar o quanto a nossa sociedade está atada a estereótipos e preconceitos, e o quanto ela é privada da liberdade todos os dias.
A Bandana
Assim como os cadarços coloridos, a bandana também pode ser representada pela sua cor. Vermelha para identificar anarcos ou comunas. Preto está associado à bandeira preta que significa "sem pátria". Punks são cidadãos do mundo e não estão presos a países ou símbolos nacionalistas.
A bandana também pode ser usada em passeatas para cobrir o rosto contra gás lacrimogêneo.
A bandana também pode ser usada em passeatas para cobrir o rosto contra gás lacrimogêneo.
Tachas e Spikes
As roupas do punk podem ser customizadas à vontade com patches de bandas, inscrições de protesto, bottons, tachas e spikes. Eles externizam a agressividade, não necessariamente do próprio punk, mas da humanidade em geral. Os punks de verdade - e não os posers - não são mais agressivos que você ou eu.
Coleiras
As coleiras foram trazidas para o punk pelo Sex Pistols numa tendência sadomasoquista. A coleira representa a submissão.
O Moicano
O moicano não é parte da roupa, mas também tem um significado forte na cultura punk. O moicano é o símbolo da resistência dos índios moicanos contra o domínio e a colonização dos brancos.
O punk usa tudo aquilo que choca. E se choca é porque existe o preconceito e as algemas sociais.
Ele é um espelho sarcástico da sociedade. Ele existe para que a sociedade se dê conta de seus grilhões e sua própria bizarrice e lute contra isso. Ele existe para desafiar o sistema e fazer com que você se pergunte: "Mas por que que TEM QUE SER assim?". A questão é: não tem que ser.